terça-feira, 7 de maio de 2024

Latitudes da Língua Portuguesa

Esta tarde, a turma do 7ºA e a Escola Portuguesa de Cabo Verde viveram uma experiência única e enriquecedora. Através de videoconferência, os alunos de ambos os lados do oceano atlântico “conectaram-se” para partilhar as suas histórias, cultura e amizade.

Os alunos de Cabo Verde, com o entusiasmo contagiante, prepararam uma apresentação sobre a sua ilha natal. Também revelaram um pouco sobre si próprios e realizaram uma breve descrição da turma.
A professora bibliotecária de Azeitão tomou a palavra e exibiu um vídeo sobre a nossa terra, permitindo que os estudantes de Cabo Verde explorassem virtualmente a terra dos seus amigos.
Também a Senhora Diretora do Agrupamento de Azeitão deixou uma mensagem aos alunos cabo-verdianos, enfatizando a importância da troca linguística, cultural e da amizade além fronteiras.
Para concretizar esta atividade, os alunos de Azeitão já antes tinham escrito cartas aos colegas de Cabo Verde, partilharam os seus sonhos, hobbies e curiosidades sobre Azeitão.
Durante o encontro virtual, jogou-se ao "Quem é quem?" que consistia em os alunos de Cabo Verde tentarem desvendar de que colega se tratava.
Houve ainda espaço para a declamação de um poema. Dois alunos de Azeitão leram expressivamente o poema de Alexandre O'Neill que celebra a amizade.
Esta dinâmica decorre da celebração do dia mundial da Língua Portuguesa que aconteceu no passado dia cinco de maio. Foi uma forma de celebrarmos a nossa língua e a sua dimensão no mundo.
O Português está entre as dez línguas mais faladas do mundo e foi um gosto muito grande participarmos nesta atividade.
Professora Alexandra Rodrigues
Recordamos que esta atividade surge na sequência do desafio que a Biblioteca Escolar lançou, no âmbito do projeto da Rede de Bibliotecas Escolares: Latitudes da Língua Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Documentos Orientadores do Projeto

Aceder a:  Documentos Orientadores